quarta-feira, 11 de maio de 2011

MÃE, VOCÊ FAZ S-E-Q-U-I-S-O?

Essa foi a pergunta que eu tive que ouvir hoje e com direito a soletração. Ora, vejam só! Parece até ironia querer o significado desta palavra sem ao menos saber soletrá-la. É verdade! Estou até agora procurando uma resposta para essa pergunta. Como é difícil falar sobre o assunto, principalmente com uma criança de 7 anos... O que eu fizTentei disfarçar minha cara de boba e tratei de arrumar outro assunto rápido, mas acredito que mais dia  menos dia essa questão entrará em pauta novamente. 
Bem, me considero uma mãe de mente aberta e acredito firmemente que conversas sobre a sexualidade com as crianças devam existir. Por isso, da próxima vez quero fazer diferente, quero "responder tudo", mas me sinto insegura  pois o assunto desencadeia vários outros.  E agora?  Existem limites para o assunto? Até onde devo chegar? 
Resolvi perguntar ao google e coletar opiniões. Vou confessar que encontrar a resposta para a minha pergunta, foi tão difícil quanto responder a pergunta da minha filha. A grande maioria dos estudiosos sobre o assunto, citam o sexo como um assunto tabu em muitas famílias e abordam  a importância do diálogo, porém são poucos os que nos auxiliam a por isso em prática. 


Como falar sobre sexo com nossos filhos?
Depois de pesquisar muito, encontrei  algumas dicas que podem nos ajudar nessa nova missão: Educadora Sexual!




7 dicas para falar sobre sexo com seus filhos 

sem traumas e com muito amor





1. Mantenha a calma 
É normal ficar ansiosa ou nervosa. Você não é a primeira mãe a sentir isso - e não será a última. Em vez de tentar escapar da pergunta, tente colocar na própria cabeça o quanto é importante para seu filho ter uma resposta.

2. Responda apenas o que for perguntado
Não se sinta obrigada a dar muitos detalhes. E entenda o que seu filho quer saber. Ao perguntar de onde vem, por exemplo, ele pode apenas querer saber se veio de outra cidade, como algum coleguinha da escola. Por isso, antes de responder, descubra o que ele sabe e o que está tentando descobrir.

3. Tem hora certa pra falar de sexo?
Sim. Às vezes, a criança faz uma pergunta num local ou num momento inadequado. Não é preciso responder na hora. Mas garanta a ele que vai responder depois. As crianças também não gostam de falar de sexo a qualquer hora e na frente de qualquer um. Não tenha medo de perguntar ao seu filho como ele se sente mais confortável.

4. Não se preocupe se não souber a resposta 
É impossível saber tudo. Em vez de disfarçar, chame seu filho para procurar a resposta com você. Se o assunto não for adequado para a idade dele, diga que a dúvida é boa e que vai pesquisar. Não o faça pensar que a pergunta é errada ou boba.

5. Seja paciente
As crianças fazem muitas perguntas e podem querer saber a mesma coisa várias vezes. Não fique frustrada ou brava: dê a resposta sempre que for necessário. Quando uma pergunta se repete, é sinal de que a criança está confusa sobre o assunto.

6. Dê a entender que você sabe o que está falando
Tudo que você se recusa a falar fica na cabeça dos seus filhos, tanto quanto aquilo que é dito. Se você demonstrar-se pouco à vontade, seus filhos vão perceber e saberão que essa é uma maneira eficaz de incomodar você. Então, mostre-se confiante na hora de falar sobre esse assunto.

7. Não faça suposições
Não importa se seus filhos são pequenos ou crescidos: eles farão perguntas sobre sexo. Isso não significa que estão fazendo alguma coisa ou que tenham interesse em fazer. É simplesmente uma pergunta. Se você já tirar suas conclusões e começar a fazer sermão, eles não irão mais procurar você para obter informações ou conselhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário