sábado, 22 de setembro de 2012

Corujando @@

A caminho do trabalho, em meio ao silêncio, escuto o telefone da passageira ao lado tocar. Ela atende a ligação e numa fração de segundos sua voz imponente toma conta do vagão. A conversa era sobre seu filho, que insistia em dizer ser um "gato". Dentre as falas, ela comenta: " Em termos... Eu sou Mãe coruja sim! Quando fui para a maternidade minha mãe mandou bordar uma almofada com a mensagem MÃE CORUJA. Eu aceitei o presente, apesar de não concordar com a expressão. Sabe que os filhos da coruja são feios, né? O meu é lindo!!!" 

Bem, o fato é que fiquei intrigada com essa história de coruja ter filhos feios e curiosamente encontrei  um conto que explica a tal expressão.

 

"Conta uma fábula portuguesa que a coruja encontrou a águia, e disse-lhe:

-- O águia, se vires uns passarinhos muito lindos em um ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não os coma, que são os meus filhos!
A águia prometeu-lhe que não os comeria; foi voando e encontrou numa árvore um ninho, e comeu todos filhotes.


Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comido os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:

-- O águia, tu foste-me falsa, porque prometeste que não me comias meus filhinhos, e mataste-nos todos!
Diz a águia:
-- Eu encontrei uns pássaros pequenos num ninho, todos depenados, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-os; e como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.
-- Pois eram esses mesmos, disse a coruja.
-- Pois então queixa-te de ti, que é que me enganaste com a tua cegueira.
A essa fábula é atribuída o surgimento da expressão "mãe coruja "pois aos olhos das mães os filhos são sempre perfeitos e lindos, o coração de uma mãe é o lugar mais seguro do mundo e se precisar até sangra por um filho."

Gostei tanto dessa curiosidade que acabei comentando aqui em casa. Acabou que o Anderson me questionou sobre um segunda curiosidade sobre a tal da coruja. Por que é considerada símbolo da sabedoria? Mais um vez fui buscar as respostas...

Histórias passadas nos ajudam a entender porque a ave representa a sapiência, segue:

"Os gregos diziam que a coruja é o símbolo da sabedoria porque consideravam a noite como o momento da revelação intelectual e do pensamento filosófico, e a coruja, por ter hábitos noturnos, acabou representando a busca pelo saber. Por causa disso, a deusa Atena tinha uma coruja como mascote. Ao longo dos tempos, outros bichos foram usados para representar a sabedoria, como a tartaruga, entre os chineses, e o salmão, para os celtas."

Fonte(s): http://www.contandohistorias.com.br 
                         http://www.dgabc.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário