domingo, 6 de novembro de 2011

Na medida certa!

Meu querido diário, estou em busca de um corpo saudável tanto pra mim quanto para minha família e necessito de ajuda. 
Cessar a vontade de ingerir açúcares é a maior barreira que encontro. É difícil tornar 1 torrada com 1 fatia de queijo mais agradável que um bolinho Ana Maria durante o café da manhã. O que dizer do leite e suco? Ficam completamente sem graça ao lado de copo de refrigerante. Sou a tutora da casa e em minhas mãos está o futuro desta família, sinto-me na obrigação de fazer algo, não posso ser conivente a ingestão insana de porcarias.
Hoje começa a semana, projeto algumas mudanças para iniciá-la de forma adequada. Tenho como meta a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos diários.
A maior dificuldade é em relação a criança da casa, cujo tamanho refere-se a 12 anos, mas na verdade a menina só tem 8. Acredito que boa parte do seu desenvolvimento é determinado pela quantidade de calorias que ingere, porém este não é um fator isolado, é relevante sim falarmos de genética. Família de gordinhos, exceto eu, seria comum que ela tenha forte tendência a obesidade e isso me preocupa bastante.
Inicia-se o desafio: 2 pessoas ( mãe e filha) em busca de uma vida saudável. A pessoa que vos escreve é responsável pela alimentação da casa e da execução das atividades físicas, já a participante mirim precisa tentar cumprir com as metas estipuladas pela anfitriã.

O momento da mudança chegou e preciso informá-la sobre o assunto. Peço licença, e deixo a palavra com os pedagogos:

Meu filho está obeso e não quer ouvir falar em regime. Como devo agir?

Em primeiro lugar, você deve ter muita paciência com ele e aos poucos ir explicando, de forma simples e focada no presente, como a obesidade pode atrapalhar a vida dele: fica mais difícil de brincar, tem que agüentar os apelidos maldosos dos amiguinhos, há grandes chances de ficar doente e aí sim não poder comer um monte de coisas gostosas, e assim por diante. Deixe claro que um regime não significa cortar tudo o que ele mais gosta de comer (como doces, refrigerantes e salgadinhos), mas sim diminuir a quantidade e a freqüência desses alimentos. Também mostre para ele como pode ser divertido praticar um esporte. Mas principalmente, dê a ele muito apoio e evite repreendê-lo em público ou durante as refeições. Ele não é obeso porque quer e sim porque, muito possivelmente, teve uma educação alimentar equivocada. Por isso, o apoio emocional dos pais é fundamental para mudar os hábitos alimentares a que ele está acostumado há anos. Se você quer que ele tenha uma alimentação saudável, também deve dar o exemplo. E se um dos pais ou ambos forem obesos é preciso tratá-los primeiro e só depois começar a cuidar da criança.
Como ajudar meu filho a emagrecer?
 Insista na dobradinha dieta e atividade física diária e controle a alimentação do seu filho.
 Eis algumas dicas para ajudá-lo a se controlar:


• Estabeleça horários certos para as refeições (as principais e os lanches), evitando as beliscadas;
• Diminua, aos poucos, a quantidade de alimento oferecido; não deixe que ele coma vendo TV ou em frente ao computador;
• Separe a comida em porções e mostre a ele a quantidade oferecida;
• Ensine-o a mastigar bem os alimentos;
• Não proíba nenhum tipo de alimento, apenas diminua a porção e os dias de consumo;
• Controle a quantidade de alimentos gordurosos e limite o suco ou o refrigerante durante as refeições a no máximo um copo.


Em breve compartilharei com os leitores os resultados desta postagem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário