sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Crianças no Cortejo

Casamento à vista! Começo a respirar novos ares... Com tudo já encaminhado o foco começa a mudar. Agora precisamos cuidar de nós, é hora de rever os trajes e darmos atenção aos detalhes.

São essas simples coisas que podem causar estragos se deixarmos para última hora. Por isso tomei a liberdade de antecipar-me aos possíveis inconvenientes, afinal preservar o humor é fundamental para que a noite seja perfeita.

Agendei para semana que vem a última prova do vestido da Amanda Paula. Pela primeira vez vai ser daminha de honra, imagina? Ela está super animada! Tudo é novidade pra ela! 

Quanto ao traje, a noiva nos deu carta branca.  Mesmo assim senti dificuldade na escolha. Confesso que ao visitar as lojas de noivas  me decepcionei um pouco com o que ví. Percebi que a maioria dos vestidos eram réplicas de vestido de noivas, e não era bem o que havia idealizado para ela. 

Depois de muito bate-perna encontrei um modelo clássico, bem bonito e com cara de daminha.
Mas até encontrá-lo, confesso que  tive dúvidas! 


Na cultura brasileira, as crianças fazem parte do cortejo de casamento, em geral, precedendo a entrada da noiva e por muitas vezes, encarregadas de levar as alianças.

Quantas crianças?

Pode ser uma única criança ou mais. Recomendo que não se coloque muitas crianças. Até quatro é um número aceitável, mais que isso é exagero.
Porém, se for casar na igreja, verifique se há alguma regra. A Arquidiocese de Curitiba restringiu a entrada de duas crianças no cortejo.

Em que momento elas entram?

A entrada tradicional é antes da noiva. Segundo as novas normas da Arquidiocese de Curitiba, as crianças devem entrar precendo a noiva e com a mesma música que ela.
Se não for casar na igreja católica pode optar por colocar as crianças antes da noiva com uma música própria para elas. Ou no momento da entrada das alianças.

Idade das crianças

Procure não convidar crianças muito pequenas que possam não entrar, ou ainda, “empacar” durante o cortejo. O ideal é chamar crianças que tenham uma certa noção do que é participar da cerimônia. Procure convidar crianças que tenham entre 5 e 10 anos. Vale a regra, nem muito grande, nem muito pequenos.

Que traje devem usar?

Bem, criança deve parecer sempre criança. Então nada de vestir a daminha como uma miniatura da noiva. Elas também não são acessórios que precisem combinar com a decoração da cerimônia.

MENINAS

Para as meninas sugere-se vestidos com saias rodadas e uma faixa em outra cor.

MENINOS

Os meninos devem vestir terno, sendo que no lugar da calça podem usar uma bermuda até os joelhos.

Quem paga os trajes?

Por tradição são os noivos quem pagam os trajes das crianças. Mas nada impede que a mãe das crianças se ofereça para pagá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário