domingo, 25 de setembro de 2011

Ensinando tabuada

Agenda cheia esta semana, ficou complicado comparecer a reunião escolar na sexta-feira. 
Diante desta situação, não teve jeito, Anderson foi escalado para o ofício. Afinal, ser só pai não basta, tem que participar! 

O final de semana se despede e só hoje tive tempo de sentar e folhear as provinhas da minha filha. A avaliação foi boa, como sempre as notas também. Contudo, fica sensação que poderia ter sido melhor, se ela fosse mais dedicada aos estudos. 

Separei a parte da tarde e foquei na disciplina que domino. Passamos a tarde toda falando sobre números, contas e problemas. Percebi que ainda existia um pouco de dificuldade com a tabuada e sem hesitar concentrei o estudo nesta. 

Considero a tabuada o alicerce da matemática, sendo assim não há chances de avançarmos na matéria se a base não estiver firme. Durante o estudo, lembrei-me dos tempos de faculdade e deixei a pedagogia falar alto.


COMO ESTUDAR TABUADA? 

Existem diversas maneiras de abordar o assunto sem recorrer a decoreba propriamente dita. 
Aproveitei o gosto que a mesma tem pela música e comecei a trilhar o caminho que tomaria nossos estudos. Optei então pela tabuada cantada, ela gostou muito. Também ensinei a tabuada de 9 com as mãos, essa ela gostou ainda mais. Sucesso total!

E assim fica dica:  "Estudar com prazer é fundamental para que haja aprendizagem." 

Nos dias atuais o processo de ensino-aprendizagem se dá com mais leveza,  podemos recorrer a inúmeras técnicas que tornam o processo mais agradável. Divirta-se e aprenda com a tabuada cantada: 

TABUADA DO 1:




TABUADA DO 2:  


TABUADA DO 3:




TABUADA DO 4:




TABUADA DO 5:




TABUADA DO 6:




TABUADA DO 7:




TABUADA DO 8:




TABUADA DO 9:




TABUADA DO 10:



2 comentários:

  1. parabens,, pela iniciativa,,,, eu adorei as musicas..

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Acredito que ferramentas como essa nos auxiliam a ensinar sem causar traumas. Percebo que a rejeição desta disciplina foi causada por uma série de erros nas didáticas utilizadas no passado.
    Precisamos fazer diferente para haja gosto em estudar números, não é verdade?

    ResponderExcluir