segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Globo anuncia saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional

Patrícia Poeta será a companheira de bancada de William Bonner. Renata Ceribelli assumirá o Fantástico

Leo Pinheiro
Fátima Bernardes fala sobre sua saída na coletiva montada pela Rede Globo: Patrícia Poeta será a substituta
Fátima Bernardes fala sobre sua saída na coletiva montada pela Rede Globo: Patrícia Poeta será a substituta (André Muzzel/AGNews)
Com Patrícia Poeta sentada ao lado de William Bonner, em uma bancada, a Rede Globo apresentou, na manhã desta quinta-feira, no Rio, a composição que a público brasileiro verá a partir de terça-feira no horário nobre da emissora, à frente do Jornal Nacional. Patrícia, que há cinco anos apresenta o Fantástico, foi a escolhida para substituir Fátima Bernardes na bancada do JN. Renata Ceribelli será a nova apresentadora do Fantástico. A dança das cadeiras foi discutida e decidida entre os homens fortes da emissora: o diretor geral de Jornalismo e Esporte, Carlos Henrique Schroder; o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel; e o editor chefe do Jornal Nacional Willian Bonner.

"Nós perguntamos para o Bonner qual o nome ele achava ideal para substituir a Fátima no JN, e ele falou na hora que achava que era a Patrícia Poeta. Foi um alívio porque eu e o Ali achávamos a mesma coisa. Depois disso nós encomendamos uma pesquisa nacional ao Ibope para saber o índice de aprovação do público à Patrícia. Como os índices de aprovação foram altíssimos nós não tivemos mais dúvidas", explicou Schoder.

Fátima Bernardes está há 14 anos no JN, dividindo com o marido, Bonner, a apresentação do noticiário mais importante da Globo – e líder de audiência no país. A jornalista não ficará muito tempo longe das câmeras. Provavelmente a partir de abril ela comandará um programa que, por enquanto, é mantido em sigilo pela emissora. "Hoje a nossa discussão aqui é sobre as substituições do Jornal Nacional e do Fantástico. Não adiantaremos nenhum detalhe, formato, horário ou data de estréia por questão de estratégia de mercado", declarou o diretor geral de Jornalismo. Segundo ele, Fátima vinha propondo o novo programa há quatro anos, e o projeto foi aprovado para a grade de 2012 em abril deste ano.
André Muzzel/AGNews
Patrícia Poeta e William Bonner: a nova dupla à frente do 'JN'
Patrícia Poeta e William Bonner: a nova dupla à frente do 'JN'
























Na entrevista desta manhã, Fátima referiu-se ao programa como "a realização de um sonho". "No fundo eu achava que era muito difícil emplacar a ideia de um novo programa na grade da emissora. Não é fácil você imaginar que vai deixar o produto jornalístico de maior audiência do Brasil para buscar um sonho. De início era uma ideia que virou uma vontade enorme, até o dia que ele combinou para eu apresentar o primeiro projeto. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo", disse Fátima, assumindo que em vários momentos sentiu um frio na barriga por deixar o JN.

Já Patrícia não disfarçava a ansiedade e a emoção de assumir a cadeira do telejornal mais importante da emissora. "Eu lembro quando o Schroder e o Ali me chamaram para uma conversa e fizeram o convite. Eu tomei um susto. Demorou um pouco para eu processar a informação. É uma honra aber que a partir de terça eu vou sentar naquela cadeira que por 14 anos foi ocupada pela jornalista mais querida do Brasil", discursou a nova apresentadora do JN com a voz embargada e os olhos cheios d'água.

Há mais de 15 anos à frente do JN, William Bonner tratou de tranquilizar a colega, lembrando da primeira vez que apresentou o telejornal substituindo o veterano Sérgio Chapelin. "Minutos antes de entrar no ar, eu perguntei para o Cid Moreira quando ele deixou de ficar nervoso na bancada do Jornal Nacional, e ele respondeu: 'nunca'. Então eu virei para ele e falei: 'Cid, eu estou nervosíssimo’. Ele respondeu com aquele vozeirão que também estava um pouquinho”, contou. Bonner também desejou sorte para Fátima e, no papel de marido, brincou: "Que coisa mais falsa é isso aqui", disse rindo. "Às vezes a gente tem que agir de maneira protocolar", emendou.

A passagem dos bastões será feita por etapas. Na edição desta quinta-feira, o Jornal Nacional anunciará a substituição de Fátima. Na segunda-feira, Patrícia será chamada durante o jornal, e a mudança será oficializada. Apenas na terça ela assume de fato as funções de editora executiva do telejornal e apresentadora ao lado de Bonner. A mesma sequência acontecerá no Fantástico. Patrícia apresenta o programa do próximo domingo, quando a substituição será anunciada. No domingo seguinte, ela volta ao Fantástico para passar o posto a Renata Ceribelli.

Fátima Bernardes disse que divulgará o novo programa somente no ano que vem. A jornalista, no entanto, adiantou que o programa terá formato jornalístico. "O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Até porque trabalhando há 25 anos nisso, eu não teria como fazer algo diferente”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário